Compartilhar é se importar!

Se você é beneficiário do Programa Bolsa Família, aposto que sempre tem dificuldade de saber a quantia que vai receber, ou em que dia poderá realizar o saque… Mas saiba que você pode ter acesso a tudo isso e muito mais através do Portal Bolsa Família!

Nunca ouviu falar sobre isso anteriormente? Então, não se preocupe! Esse artigo foi feito exatamente para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Portanto, saiba agora como parar de enfrentar filas enormes para tirar dúvidas sobre o seu benefício!

Confira a seguir o que você encontrará por aqui!

O QUE É O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA?

É de longe o programa social de transferência de renda direta mais bem sucedido do país. Ele beneficia muitas famílias com dinheiro que é destinado ao acesso a direitos básicos como saúde, educação e alimentação.

Dessa forma, as famílias selecionadas recebem o cartão no qual um valor é depositado mensalmente para ajudar seus membros a superar a pobreza.

Então, quer saber mais sobre o cartão do Bolsa Família? Veja o artigo Cartão Bolsa Família e saiba tudo!

Assim, quem tem esse cartão deve se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal ou a uma Casa Lotérica, caso a cidade não possua agências desse banco, para sacar o dinheiro.

Porém, muita gente fica sem saber o quanto irá receber, ou em que dia deve realizar o saque, além de mais uma série de outras dúvidas!

Por esse motivo, foi criado o Portal Bolsa Família.

O QUE É O PORTAL BOLSA FAMÍLIA?

O Portal Bolsa Família 2020 informa aos interessados vários conhecimentos sobre o programa, sendo alguns deles:

  • Análises e relatórios das famílias beneficiadas e seu acompanhamento contínuo.
  • Acesso a todos os dados, manuais e leis que controlam o Bolsa Família.
  • Todos os números de telefone do programa.
  • Informações completas sobre o Bolsa Família e quem pode ser contemplado.

Assim, ele é uma importante fonte de informações sobre o programa. Onde dá para saber as estatísticas acerca da quantidade de famílias que recebem o benefício, quais pessoas são acompanhadas, o número de membros gestantes, etc. O programa possui ainda uma parte restrita a seus participantes.

Então, se você é responsável pelo seu grupo familiar, foi selecionado e agora participa do programa, com certeza já possui o Cartão do Bolsa Família.

Mas dúvidas aparecem com frequência quando se trata do benefício. Portanto, é normal que vez ou outra você se pegue precisando de alguma informação.

Como qual a data certa para o saque do valor ou a quantia que está disponível, por exemplo.

Antes, sempre que aparecia uma dúvida assim, era preciso se dirigir a agência da Caixa Econômica Federal.

Caso não tivesse uma na cidade, o jeito era se dirigir a uma das Casas Lotéricas para esclarecer as questões direto com algum funcionário.

No entanto, isso mudou nos últimos anos com a geração do Portal Bolsa Família! Ele foi criado justamente para que os beneficiados pelo programa tivessem acesso a essas informações.

ACESSO ONLINE, RAPIDEZ E PRATICIDADE

Claro que, se você não possui acesso à internet, o jeito ainda é ir diretamente a uma unidade da Caixa Econômica.

Porém, se você tem como navegar, o Portal do Bolsa Família pode ser a melhor alternativa para acesso a informações sobre o seu cartão.

Essas e muitas outras! O site serve como um Portal da Transparência, com uma série de dados extremamente úteis para os beneficiários.

Além disso, o Portal Bolsa Família tem várias áreas em que é possível até mesmo fazer um acompanhamento da situação familiar.

Desse jeito fica bem mais fácil saber os dias de pagamento, o saldo em conta, o extrato, a lista de famílias que são beneficiadas, etc.

Há também guias para ajudar nos procedimentos específicos que os recém-selecionados têm que passar.

Como por exemplo, no Portal Bolsa Família estão dispostas instruções detalhadas, dadas às famílias indígenas que fazem parte do programa!

Sendo assim, confira agora em detalhes todos os serviços que você pode encontrar por lá!

QUAIS OS SERVIÇOS OFERECIDOS NO PORTAL BOLSA FAMÍLIA?

O portal foi criado inicialmente para oferecer informações aos beneficiados pelo programa social. Como, por exemplo, o saldo ou extrato do Cartão Bolsa Família.

No entanto, foi tomando proporções maiores e atualmente oferece os mais diversos serviços como os disponíveis no DataSus que são voltados a questões de acompanhamento de saúde.

Contudo, o portal também tem um espaço disponibilizado para consulta pública, bastante útil na verificação do status do pagamento e benefício, podendo ser realizadas 3 tipos de consultas:

  • Consulta do benefício por estado;
  • Busca do benefício por município;
  • Procura do benefício por família.

Dessa maneira, o contemplado pode saber suas informações sem a necessidade de locomoção, apenas com o CPF e o número do NIS em mãos.

PORTAL BOLSA FAMÍLIA DATASUS

O Portal Bolsa Família DataSus se trata de um sistema que auxilia, gerencia e acompanha todas as famílias que estão cadastradas e participam do programa Bolsa Família.

Através dele é possível acompanhar o estado de saúde dos participantes, pois armazena os dados referentes ao bem-estar e nutrição de todos os membros da família beneficiada.  

Além da situação educacional das crianças, como por exemplo, o grau de frequência delas na escola!

Dessa forma, você pode ver qual documento precisa ser atualizado e evitar problemas na hora de fazer o recadastramento com o agente social!

Outros serviços que um beneficiário encontra por lá são:

  • Relação de famílias cadastradas no programa;
  • Informações e notícias úteis referentes ao programa Bolsa Família;
  • Extrato da conta do cartão bolsa família;
  • Saldo disponível no cartão;
  • Mostra onde o benefício pode ser sacado, por exemplo, numa agência mais próxima de você.
  • Tem disponível o calendário com as datas de pagamento;
  • Dicas de como manter o benefício.

COMO ACESSAR O PORTAL BOLSA FAMÍLIA?

Com as facilidades do mundo digital, acessar o Portal Bolsa Família é algo muito fácil.

Sendo assim, você pode acessar simplesmente buscando o nome através de um site de buscas, por exemplo, digitando “Portal Bolsa Família” e clicando no primeiro resultado. Onde irá abrir a página do Portal Bolsa Família DataSus.

Outra maneira é digitando diretamente na aba do navegador www.bolsafamilia.datasus.gov.br e pressionando enter. Logo, você será automaticamente direcionado à página inicial do Portal!

Ou também, você pode simplesmente acessar a página do site por aqui: Bolsa Família Datasus.

Mas para acessar alguns recursos e informações, como por exemplo, o extrato ou saldo do cartão do programa, você terá de ter em mãos algumas informações básicas.

Para isso, é necessário que entre em contato com o seu gestor, ou seja, a pessoa responsável pelo programa bolsa família da sua cidade, e peça que ele te forneça o seu usuário e senha.

COMO FAZER O ACESSO RESTRITO NO PORTAL BOLSA FAMÍLIA?

Portal-Bolsa-família-acesso-restrito

Assim, munido de usuário e senha, você entra no Portal do Bolsa Família e informa seus dados na página Acesso Restrito disposto no menu superior à esquerda.

E uma vez que você a acessa com seu usuário e login, tem permissão às informações privadas.

Ou seja, informações referentes a pagamentos, ao seu cartão, extratos, coisas que somente você como beneficiário pode ter acesso.

Dessa forma, o sistema garante a privacidade e segurança das informações. Isso fica a cargo do Ministério do Desenvolvimento Social.

O Acesso Restrito do Portal Bolsa Família serve como uma medida preventiva. Portanto, ela foi feita contra pessoas com más intenções que tentam roubar dados dos beneficiários para burlar o sistema.

OUTRAS FORMAS DE ACESSO AO PORTAL BOLSA FAMÍLIA

Além do Portal Bolsa Família, a Caixa também disponibilizou o Aplicativo Bolsa Família.

Por lá, é possível ter acesso a serviços de extrato e saldo, calendário de disponibilização do benefício para saque, entre outros.

Assim, como existe o Acesso Restrito que permite acesso a algumas informações apenas com login e senha, o app também requer o usuário e senha para ser acessado.

Para os interessados, o aplicativo é ofertado em:

  • iOS (Celulares iPhone);
  • Android;
  • Windows Phone.

De fato, o aplicativo é de fácil uso, além de ser moderno. Para navegá-lo, você precisa fazer o download no celular e ter o CPF e o NIS para realizar a consulta.

CONSULTA PÚBLICA

Existem também outras formas de ter acesso às informações do Bolsa Família.

Como, por exemplo, a Consulta Pública, que dispõe as listas de famílias que foram selecionados ou que participam do programa social, entre outras informações relevantes.

Há também o calendário de pagamentos em geral. Portanto, as datas lá anunciadas estão especificadas de acordo com a terminação, ou seja, o último número do NIS.

Você pode encontrar esse número no próprio cartão que a Caixa disponibiliza para o saque do benefício.

Ambas as informações acima citadas podem ser acessadas no próprio site da Caixa Econômica. Então, você as encontra na seção consulta pública do benefício bolsa família.

A Consulta Pública é muito útil em casos de pessoas que não participam do programa, mas que desejam ter acesso a informações básicas sobre o Bolsa Família.

BENEFICIÁRIOS TAMBÉM USAM

Os dados ofertados são muito úteis para alunos de assistência social que estão estudando o assunto. Como por exemplo, o acesso a informações quanto ao número de famílias em situação vulnerável.

No entanto, pode ser usado sim por beneficiários em busca de informação. Apesar das informações disponíveis lá não serem personalizadas, é muito útil.

Principalmente em casos de pessoas que participam do programa, mas não tem como contatar o gestor. Para adquirir o usuário e senha necessários ao acesso da área restrita do Portal Bolsa Família.

Pode-se usar a consulta pública em caso de dúvida da data de pagamento do valor, ou ter acesso à relação de famílias que participam ou não do programa social.

CONCLUSÃO

O Programa Bolsa Família tem ajudado muitas pessoas a sair da situação de pobreza e alcançarem um padrão digno de vida. No entanto, existiam várias dúvidas e dificuldades acerca do acesso a informações.

Era dificultosa e incomodava a necessidade de se deslocar a uma unidade da Caixa. Sendo preciso ir diretamente à agência para tirar dúvidas simples como o extrato da conta do benefício.

Com o surgimento do Portal Bolsa Família, no entanto, a vida de quem recebe o benefício pode ser muito mais fácil e prática.

Evitando ainda filas desnecessárias!

Portanto, se você é beneficiário do Programa Bolsa Família, não perca tempo e acesse o Portal Bolsa Família. Facilite sua vida tendo acesso a várias informações em apenas um lugar!

Então, espero que tenha gostado e principalmente que o artigo tenha sido útil a você!

Deixe sua opinião nos comentários, a sua colaboração é muito bem vinda!

Originally posted 2019-06-22 00:55:17.

Compartilhar é se importar!

Participe da discussão

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *