Como Funciona o Calendário do Bolsa Família?

Compartilhar é se importar!

O recebimento do benefício para a família contemplada é feito de acordo com um calendário anual. Onde ele tem o propósito de ser calculado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Assim, o calendário compreende o ano todo, conforme são informadas as datas para pagamento do benefício Bolsa Família às famílias agraciadas.

Em que os benefícios são pagos todos os meses, seguindo um calendário nacional. Por isso, o calendário estabelece as datas de pagamento de acordo com o último número do NIS (Número de Identificação Social) impresso no Cartão Bolsa Família.

calendário do Bolsa Família

Como é feito o cálculo do calendário de pagamentos do Bolsa Família?

Pelo fato de beneficiar milhões de famílias dentro do território brasileiro, é necessário que haja muito planejamento e organização para estipular as datas de recebimento do benefício ao longo dos meses do ano vigente, para a população beneficiada.

Dessa forma, o Ministério do Desenvolvimento Social deve, contudo, realizar o planejamento e divulgar através da Caixa Econômica Federal, o calendário de pagamentos válido para todo o ano em questão, evitando transtornos de disponibilização mensal, por exemplo.

Como saber a data de pagamento do benefício Bolsa Família?

Como foi dito anteriormente, há um planejamento de acordo com a data de pagamento. Portanto, no geral as datas de recebimento não caem em finais de semana e/ou feriados, facilitando a vida dos beneficiários.

Então, para saber a data do pagamento, você pode consultar os meios eletrônicos, diretamente nas agências da Caixa Econômica Federal ou ainda em lotéricas.

Porém, a melhor forma que você tem de saber qual é a data do seu pagamento, é pegando o cartão benefício Bolsa Família.

Pois lá estará escrito o seu nome e embaixo haverá uma numeração. Onde essa numeração corresponde ao número do seu NIS, e o último número do NIS é que determinará qual a data do pagamento do benefício.

Um exemplo para esclarecer:

Supondo que o seu número final seja 1 e estejamos no mês de novembro de 2020. Em que se tiver acesso à internet, você conseguirá consultar essa informação diretamente no site da Caixa Econômica Federal e clicará na parte de “Calendário de Pagamento Bolsa Família”.

Assim, você achará o mês de novembro de 2020, por exemplo. E igualmente localizará o número 1, que corresponde ao final do seu número de NIS. Enfim, a data do seu pagamento do benefício será realizada no dia 17/11/2020.

Lembrando que, antes de qualquer coisa, a cada mês a data do pagamento é diferente. Pois o governo planeja o calendário de forma a evitar lotação nas agências da Caixa e Casas Lotéricas. Dessa forma, todos os beneficiários conseguem sacar o seu benefício com segurança e tranquilidade.

Entretanto, somente na data estipulada é que o benefício estará disponível para saque. Sobretudo, não adianta ir antes dessa data, pois não será possível sacar o benefício.

Mas caso tenha interesse e até para facilitar a vida. No entanto, você pode deixar anotado em um papel, as datas dos meses do ano em que receberá o pagamento do seu benefício, pois as datas são diferentes a cada mês.

Assim, já se programa para ir ao banco ou casas lotéricas e sacar o dinheiro do seu benefício. 

Perdi o prazo de saque do benefício ou esqueci de sacar?

Cada benefício fica disponível para saque por 90 dias a partir da data prevista no calendário. Em que o benefício de fevereiro, por exemplo, pode ser sacado até o mês de maio.

Então, caso a família não saque o valor disponível acumulado durante esse período, o governo realiza o bloqueio do benefício e o responsável pela família terá que justificar o motivo de não ter sacado.

E só depois de justificado, o governo fará uma verificação e poderá voltar a disponibilizar o benefício novamente para a família beneficiária.

Dicas Importantes Sobre o Calendário do Bolsa Família:

Para não correr o risco de perder a data de pagamento do seu benefício, faça um levantamento de todas as datas de recebimento para os meses do ano em vigência.

E se tiver acesso à internet e impressora, imprima o calendário e marque as datas de pagamento do benefício, deixando em lugar visível.

Entretanto, caso não tenha acesso à impressora, mas possua acesso à internet, entre no site da Caixa ou através do aplicativo, e faça a anotação na sua agenda ou em papel e guarde-o.

Essas são maneiras de você se planejar com organização para evitar perder a data do pagamento do seu benefício Bolsa Família.

Quais os Meios de Divulgação do Calendário Bolsa Família?

O calendário do Bolsa Família é disponibilizado para a população no início do ano de vigência dos pagamentos. Assim, para quem tem direito ao recebimento do benefício, os meios de divulgação são: eletrônico e presencial.

Portanto, na divulgação em modo Presencial, o beneficiário pode ir diretamente às agências da CAIXA, nas casas lotéricas e nos demais locais de pagamento, que o calendário de recebimento estará fixado para consulta dos dias. Mas caso não encontre o calendário, peça ajuda a um dos atendentes que deverão lhe informar sobre o folheto.

Eletrônico: Para os beneficiários que possuem acesso à internet. É possível acessar o site da CAIXA (www.caixa.gov.br), e procurar por Bolsa Família, que estará disponível o calendário Bolsa Família 2020.

Também, caso você possua celular ou tablet com acesso à internet, a consulta do calendário pode ser feita através do aplicativo. Sendo que, antes de tudo, basta criar um login individual e intransferível.  

Através do meio eletrônico, o beneficiário que tem acesso à internet, até pouco tempo atrás, só tinha como meio de visualização e consulta do calendário o próprio site da Caixa Econômica Federal.

Porém, com a inclusão social e o avanço da tecnologia, foi criado o aplicativo do Bolsa Família.

O que é o aplicativo do Bolsa Família?

O aplicativo do Bolsa Família foi criado para que os beneficiários possam acompanhar o pagamento e as informações do projeto. Tudo isso com o intuito de mostrar os dados na tela do seu celular, com praticidade e rapidez.

Além disso, utilizando o aplicativo, é possível ter acesso ao calendário de pagamentos, ficar sabendo da situação do benefício, consulta das últimas parcelas disponibilizadas e, além de tudo isso, encontrar a agência da Caixa mais próxima.

Por isso, o aplicativo do Programa Bolsa Família está disponível para download de modo gratuito. Sendo a princípio, para os beneficiários que possuem acesso à internet diretamente de seus celulares ou tablets. Dessa forma, o aplicativo está disponível para Android na Google Play, para iPhone na App Store e para Windows na Windows Store.

Porém, caso você possua celular ou tablet com acesso à internet, a consulta do calendário pode ser feita através do aplicativo Bolsa Família, com o login individual e intransferível.

Quando foi o lançamento do aplicativo Bolsa Família?

O aplicativo Bolsa Família foi lançado recentemente, criado pelo governo com o objetivo de oferecer ao cidadão beneficiário do programa um serviço mais transparente, ágil e para proporcionar maior comodidade a todos os contemplados que possuem dispositivos eletrônicos com acesso à internet.

Então, por meio do aplicativo, há a possibilidade de ter acesso a todas as informações referentes ao programa. Como por exemplo: status do benefício, valor de pagamento do Bolsa Família, calendário de pagamento do Bolsa Família, entre outros.

Quais as utilidades do aplicativo Bolsa Família?

Consultar o calendário de pagamento do Bolsa Família – para que o beneficiário saiba exatamente quando o saque estará disponível. Entretanto, outro ponto é de que não se desloque desnecessariamente até a agência.

Descobrir a Caixa mais próxima – bateu dúvida sobre onde tem agência da Caixa na sua região? Não tem problema, basta abrir o aplicativo e procurar pela agência mais próxima de você.

Consultar o benefício – veja como está a sua situação cadastral e descubra qual o seu saldo de pagamento.

Portanto, você pode baixar o aplicativo gratuitamente em celulares com sistemas Android, Windows Phone e IOS. Aqui segue os links para baixar de acordo com o seu sistema:

Android – Baixe Aqui

IOS – Baixe Aqui

Windows Phone – Baixe Aqui

O passo a passo para o uso do aplicativo do Bolsa Família é descrito a seguir:

  1. Instale o aplicativo direto da loja de aplicativos do seu celular ou utilizando um dos links citados acima. Posteriormente, selecionando o sistema operacional do seu dispositivo;

  2. Após a instalação, acesse o aplicativo no ícone Bolsa Família. Se ele não estiver na página inicial do seu dispositivo, você pode usar a ferramenta de busca do aplicativo para localizá-lo.

  3. Para que você possa iniciar o uso dessa ferramenta, é necessária uma terceira etapa. Posto que é a inscrição e o preenchimento dos campos obrigatórios. Ao abrir o aplicativo aparecerão campos que precisam ser preenchidos para obter acesso. Nesses campos são exigidos os seus dados pessoais, como: seu nome completo, o seu RG e o número do cadastro cidadão, que pode ser encontrado na sua carteirinha do Bolsa Família.

Se preferir, ao instalar o aplicativo no seu dispositivo móvel, o primeiro passo é digitar o número do NIS. Com esse dado inserido, o aplicativo será capaz de localizar o seu cadastro virtual, e disponibilizar toda a informação referente ao seu benefício, poupando assim tempo de digitar sempre os seus dados a cada acesso.

Mas caso tenha intenção de verificar apenas o calendário de pagamento, não é necessário fazer o login.

Então, basta clicar diretamente na opção de verificar o calendário de pagamento. Após isso, selecionar o número final do seu NIS. Assim, podendo ser feita a consulta no modo presencial ou pelo site da Caixa Econômica Federal.

Quais São os Benefícios do APP do Bolsa Família?

Esse aplicativo traz muitos benefícios, pois assim o beneficiário do programa pode se informar mais facilmente sobre o funcionamento do Bolsa Família e controlar melhor os seus ganhos no Programa Bolsa Família.

Além de todas as facilidades e dos métodos tecnológicos disponíveis, ainda assim é possível entrar em contato com o setor responsável para esclarecer suas dúvidas. Existe também o número de contato 0800 do Bolsa Família, que são os números que o Governo Federal disponibiliza à população para tirar dúvidas sobre os benefícios. https://programabolsafamilia.com/meu-bolsa-familia-pode-ser-cancelado/

Mantenha sempre seus dados atualizados e tire as suas dúvidas!

Caso não tenha como comparecer na Gestão Municipal quando for preciso realizar as alterações cadastrais e devidas comprovações, poderá ligar para o setor responsável para esclarecer suas dúvidas.

Existe também o número de contato 0800 do Bolsa Família, que são os números que o Governo Federal disponibiliza à população para tirar dúvidas sobre os benefícios.

Onde, os dois principais números são:

0800 707 2003 – Telefone do Bolsa Família junto ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

0800 726 0207 – Telefone da Caixa Econômica para cidadãos.

Originally posted 2019-05-24 02:26:24.

Compartilhar é se importar!

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo