BENEFÍCIOS DE QUEM PARTICIPA DO BOLSA FAMÍLIA

Compartilhar é se importar!

Que o Bolsa Família é o programa social mais bem sucedido do país isso é fato. Mas qual o motivo de tanto sucesso? Os benefícios de quem participa do Bolsa Família!

Conheça agora todos os benefícios de quem participa do programa Bolsa Família e saiba como conseguir ter acesso a cada um deles!

Dá uma olhadinha no que você irá encontrar nesse artigo!

O QUE É O BOLSA FAMÍLIA

É um programa social do Governo Federal que engloba vários outros programas em si. Consiste em uma transferência de renda direta para o cartão do Bolsa Família.

Você pode saber mais sobre o cartão do Bolsa Família conferindo o artigo Cartão Bolsa Família.

O dinheiro repassado deve ser usado para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social a ter acesso a uma vida digna.

Esse dinheiro, portanto, é o que muitas vezes permite que famílias de baixa renda tenham comida na mesa e acesso a educação e saúde.

O programa Bolsa Família é voltado para o público de famílias consideradas pobres ou em extrema pobreza.

Portanto as famílias selecionadas tem em média uma renda inferior a R $170 por pessoa (famílias em situação de pobreza) ou inferior a R $41,00 por pessoa (famílias em situação de extrema pobreza).

COMO ENTRAR PARA O PROGRAMA

Para entrar no programa e conseguir todos os benefícios de quem participa do Bolsa Família, primeiro é necessário fazer o cadastro no CadÚnico.

O CadÚnico é o cadastro unificado do governo. Portanto é um cadastro que é usado como base para análise em vários programas sociais. Logo,isso inclui o Bolsa Família.

Você pode realizar o cadastro no CadÚnico indo à secretaria de assistência social ou diretamente na prefeitura de sua cidade.

Feito o cadastro no CadÚnico e recebido o seu Nis (número de identificação social), você entra com o cadastro no bolsa Família.

Lembrando que apenas o cadastro não é o suficiente para participar, pois você precisa ser selecionado. Então faça o cadastro, mas fique de olho na lista de famílias selecionadas para participar!

Você também pode acompanhar as seleções através do Portal Bolsa Família!

OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DE QUEM PARTICIPA DO BOLSA FAMÍLIA

Se a sua família se encaixa no perfil exigido para poder participar do programa, vá em frente e se cadastre para ter acesso a muitos benefícios

Ou, você já participa do programa mas tem dúvida quanto aos benefícios que você tem acesso? confira a seguir alguns benefícios de quem participa do Bolsa Família!

O BOLSA ESCOLA

O Bolsa Família é um programa que é resultado de uma união entre vários programas sociais de governos diferentes. E um desses programas que fazem parte do Bolsa Família é o Bolsa Escola.

O Bolsa Família foi criado com o intuito de, também, dar acesso à serviços básicos como alimentação, saúde… e educação!

Um dos principais benefícios de quem participa do Bolsa Família é com certeza o Bolsa Escola. Afinal, para famílias pobres, já é difícil pôr comida na mesa, imagine arcar com todas as despesas de uma criança em idade escolar!

Por isso, uma certa quantia é enviada já incluída no benefício do Bolsa Família especialmente para despesas com os pequenos estudantes.

O valor no começo do ano é superior ao dado nos meses normais devido ao período de volta às aulas. Pois uma quantia maior é enviada para ajudar a arcar com despesas com material escolar e fardamento.

Uma grande novidade também foi quando o cartão passou a ser aceito em papelarias e supermercados para a compra dos materiais escolares.

Facilitando a vida de quem sofria nas filas para sacar o dinheiro e somente depois ir ao mercado comprar os materiais.

AUXÍLIO GÁS

Outro benefício de quem participa do Bolsa Família é o Vale gás ou auxilio gás. Logo, como o nome ja diz, esse benefício tem como objetivo ajudar famílias de baixa renda a comprarem o gás.

Antes o benefício era pago de dois em dois meses no valor de R $15,00. Mas a partir de 2003 ele foi incorporado ao Bolsa Família e desde então ele é pago mensalmente já adicionado ao valor total do programa.

Portanto, para receder o auxílio gás basta estar participando do Bolsa Família que o valor é transferido automaticamente no valor total.

AUXILIO MATERNIDADE

Os benefícios de quem participa do Bolsa Família são vários, entre eles estão o benefício variável gestante e o variável nutriz

Eses benefícios são voltados a mulheres grávidas ou que amamentam  e que fazem parte da família participante do programa Bolsa Família.

Esses benefícios podem ser solicitados assim que a gestante iniciar o pré Natal, portanto, é necessário levar os documentos. Geralmente a carteira de vacina da gestante e algum documento oficial com foto.

Para as nutrizes basta incluir a criança no Bolsa Família levando a certificação de nascimento do recém-nascido.

O valor desses benefícios é de R $35,00. E tem a finalidade de ajudar a reforçar a alimentação da gestante e da nutriz. Ele é pago mensalmente desse o cadastro até os primeiros seis meses de vida da criança.

ABONO NATALINO

Se para familias de baixa é difícil pôr comida na mesa durante os meses normais ao longo do ano, imagine em épocas festivas!

Quantas famílias devem passar o Natal sem uma ceia digna? foi pensando nisso que surgiu o abono natalino do Bolsa Família.

Durante o Natal o governo disponibiliza um valor de R $32,00 a mais sobre o valor normal do benefício de cada família que solicita.

É fato que levando em conta que em épocas festivas os preços sobem muito e, portanto, esse valor é bem menor do que o que é realmente necessário. Porém, para muitas famílias isso já ajuda e muito!

Mas fique atento, pois é necessário fazer a solicitação com antecedência junto ao responsável pelo programa na sua cidade!

O aconselhável é que se faça a solicitação em meados de setembro visto que a aprovação do pedido pode demorar um pouco ( meses até ). Vá a unidade responsável pelo Bolsa Família de sua cidade com o cartão e comprovantes de renda atualizados.

Os comprovantes serão a prova de que você não tem condições de arcar sozinho com as despesas de uma ceia Natalina.

OS BENEFÍCIOS DE QUEM RECEBE BOLSA FAMÍLIA E O CADÚNICO

O CadÚnico, requisito obrigatório para participar do Bolsa Família, é porta de acesso a vários benefícios. Por isso diz-se que quem tem Bolsa Família tem acesso a vários outros programas. Por causa do NIS associado a baixa renda.

Portanto, o Bolsa Família é uma maneira indireta de se ter acesso a outros programas sociais. Veja alguns desses programas a seguir.

MINHA CASA MINHA VIDA

Como já foi dito, o Bolsa Família dá acesso a outros benefícios que não estão ligados diretamente a ele, mas se relacionam de forma indireta.

Um grande exemplo disso é o programa social Minha Casa Minha Vida. Porque, querendo ou não, os benefícios de quem participa do Bolsa Família incluem um status de prioridade.

Vamos pensar em como funciona o Minha Casa Minha Vida.

São casas populares que são sorteadas para doação a famílias que não tem condições de adquirir a casa própria.

Ou imóveis disponíveis com venda facilitada, ou seja, juros bem menores e altos subsídios pagos às construtoras e corretoras.

E como o Bolsa Família pode influenciar? simples: famílias pobres tem prioridade tanto nos sorteios quanto no momento da compra do imóvel.

Em alguns casos o subsídio é de quase 90% do valor total do imóvel. E as parcelas são inferiores a R $100!

Portanto, quem tem o Bolsa Família tem mais chances de conseguir a casa própria através de sorteio da Caixa.

EDUCAÇÃO SUPERIOR

Benefícios-de-quem-participa-do-Bolsa-família

Outros benefícios de quem participa do Bolsa Família estão relacionados ao acesso à educação de nível superior.

Novamente são de forma indireta,pois os beneficios ocorrem em função do NIS.

Por exemplo, a isenção de taxas de inscrição ( em qualquer prova, incluindo prova a de concursos), descontos em instituições privadas.

Sem falar nos programadas acesso à educação superior como Sisu, ProUni e Fies. Quem participa do Bolsa Família tem uma certa vantagem.

Não estamos dizendo que quem participa do Bolsa Família tem alguma vantagem na hora de concorrer!

Estamos afirmando que é mais fácil para quem participa do Bolsa Família em questões burocráticas. A facilidade é no momento de entrega de documentos para comprovação de renda por exemplo.

No momento da inscrição declarar ter baixa renda re ajuda a chegar mais perto de conseguir uma vaga.

E no momento da comprovação basta apresentar um extrato do cartão Bolsa Família, por exemplo. É, portanto, uma forma mais prática de comprovar baixa renda.

CONCLUSÃO

O programa Bolsa Família ajuda muitas pessoas a saírem da situação difícil. Para terem comida na mesa e acesso a serviços básicos.

O seu grande sucesso deve-se à sua própria natureza: um programa que reúne vários programas. Os benefícios são muitos e auxiliam direta e indiretamente famílias inteiras pelo Brasil.

Espero ter ajudado a quem participa do Bolsa Familia a se tornar mais consciente das sua possibilidades.

E ter mostrado a quem temno perfil para participar do programa, os benefícios que ele traz.

Um abraço e até a próxima!

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *